Atrium

Habitação Coletiva

Localização
Viana do Castelo, Portugal
Ano do projeto e obra
2017 (em construção)
ÁREA DE CONSTRUÇÃO
491,00m2
ÁREA DO TERRENO
1 787,81m2
Área destinada a comércio e/ou serviços
305,17m2
Área destinada a alojamento
1481,96m2
Área em cave
491,00m2
Promotor
Ângulo Vertical - Investimentos Imobiliários, Lda.
Visualização 3D
nu . ma

O ATRIUM é um projeto de habitação coletiva integrado no centro histórico de Viana do Castelo, surgindo como colmatação de um quarteirão já consolidado.

Na sua génese está uma intenção familiar, de pequena escala, sendo que a concordância com a malha urbana de linhas antigas foi a principal matriz do seu desenho. Afirma, porém, a modernidade que imprime ao quarteirão pelas opções de revestimento e pelo marcado jogo geométrico do assentamento do tijolo face à vista - entre o sentido horizontal e o vertical -, que confere dinamismo às fachadas, rasgadas por vãos verticais que evocam a memória das cidades tradicionais portuguesas. Serão colocadas floreiras metálicas nas varandas, com o propósito de recriar as típicas floreiras à janela, assim transportando o tema verde para as fachadas, dando-lhes um cariz mais humano. As caixilharias estão pensadas em madeira pintada no mesmo tom que as guardas e que a chapa metálica que reveste os recortes das janelas, imprimindo-lhes um negativo que enfatiza o ritmo e a verticalidade.

O piso térreo lê-se, então, como um embasamento com programa dedicado a comércio e será revestido a ripado vertical de madeira, com grande presença de envidraçado, permitindo, deste modo, uma relação franca entre o edifício e a rua.

Próximo
Projeto