Casas das Camélias

Habitações Unifamiliares

Localização
Braga, Portugal
Ano do projeto e obra
2019 (em construção)
ÁREA DE CONSTRUÇÃO
380,00m2 x2
ÁREA DO TERRENO
635,00m2 e 665,00m2
Promotor
CLIV27 INVESTMENTS – PROMOÇÃO IMOBILIÁRIA, LDA
Visualização 3D
Trama Arquitetos

As Casas das Camélias surgem num contexto de promoção imobiliária para duas habitações unifamiliares geminadas, numa área de malha urbana já consolidada. Foram desenvolvidas, assim, duas casas que resultam lidas como um único volume, onde as opções formais são fulcrais na criação das várias relações e na integração destes volumes no contexto em que se implantam.

O projeto, com as duas casas em simetria, desenvolve-se em 2 pisos, por forma a aproveitar a acentuada inclinação do terreno, ficando o piso térreo reservado ao programa de garagem e áreas técnicas. Este estabelece relação direta com a rua e com um jardim que procura envolver toda a habitação.

No piso superior, encontramos as áreas socais, abertas sobre a cidade numa ampla varanda onde a grande pala de betão faz o jogo principal da casa, tanto permitindo recuar e reservar a área construída, conferindo-lhe privacidade, como agregando todo o programa debaixo de um plano só, desenhando, assim, a continuidade da linha da envolvente.

Aqui, betão, madeira, metal, pedra, vidro e espaços verdes são harmoniosamente conjugados para conferir materialidade e personalidade a duas habitações que se integram, destacando-se.

Próximo
Projeto